segunda-feira, 15 de março de 2010

Tatuagens


Tatuagens lindas, dark, emgraçasdas, sem noção, grandes ou pequenas são um toque de personalidade.



Ptsz! Eu morro de vontade de fazer uma tatuagem, acho lindo e tal...mas tambem morro de medo!

Medo das agulhas,medo de ter um processo alergico, de pegar uma infecção,de que a tatuagem fique horrivel e eu me arrependa, alem de todos os mitos.Por isso resouvi fazer uma pesquisa dos riscos reais de uma tatuagem, as leis, os tatuadores, estudios,etc.. Em fim quis saber tudo!Descobri os cuidados que devem ser tomados, estudios legais, e tirei duvidas que me deixavam insegura.


Quais são os riscos?

Visto que as tatuagens têm relação com agulhas e com o sangue, elas englobam vários riscos. Entre eles, a transmissão de doenças como a hepatite, a tuberculose e possivelmente o vírus HIV. Quando os tatuadores adotam todos os procedimentos de esterilização e higiene, os riscos de transmissão de doença são relativamente pequenos.
Novas tatuagens podem infeccionar, sobretudo se não receberem o devido cuidado posterior. Algumas pessoas também têm reações alérgicas às tintas usadas para tatuar. Embora os pigmentos usados sejam aprovados pelo U.S. Food and Drug Administration (FDA) para outras finalidades, o FDA não regulamenta as tintas de tatuagem.

Quais precauções que o tatuador deve tomar?
  • durante a tatuagem, verificar se as luvas estão perfuradas, porque o ungüento à base de petróleo corrói o látex;
  • despejar a tinta previamente, usar lenço de papel limpo para abrir os frascos de tinta durante a tatuagem e impedir que seus bocais entrem em contato com superfícies contaminadas;
  • bater os tubos até secarem depois de enxaguá-los durante as trocas de cores - nunca soprar o excesso de água dentro deles;
  • espalhar sabão líquido em um lenço de papel, não diretamente sobre a área do sangramento, porque o sangue pode se espalhar pelo ar quando o jato de sabão atingir a pele;
  • dar ao cliente as canetas usadas para desenhar sobre a pele, que devem ser estéreis e de nível médico.
  • lavar as mãos com muito cuidado e freqüência;
  • verificar se há cortes ou ferimentos nas mãos e protegê-los com curativos;
  • cortar unhas lascadas e mantê-las curtas para evitar que perfurem as luvas;
  • evitar tatuar quando estiver com lesões, dermatite ou reações alérgicas.


Como identificar um estúdio de tatuagem seguro?
Além do uso de precauções universais e das leis que exigem que os menores tenham permissão dos pais, a tatuagem está sujeita a pouquíssimos regulamentos. O alvará de licença para funcionamento geralmente requer que se faça um curso reconhecido pelo Ministério da Saúde sobre a transmissão de doenças infecciosas e a aprovação em um exame, mas nenhum órgão governamental inspeciona os estúdios de tatuagem. As leis permitem que qualquer pessoa compre uma máquina, obtenha o alvará de licença e comece a tatuar, tendo ou não habilidade artística, uma situação que os tatuadores profissionais não aprovam.
  • Veja se o estúdio é limpo e profissional.
  • Faça perguntas: há uma autoclave? As agulhas e outros materiais são descartáveis? São usados desinfetantes aprovados pela EPA (Agência de Proteção Ambiental)? Os tatuadores usam luvas? Os verdadeiros profissionais não se aborrecem com as perguntas.
  • Observe o tatuador e preste atenção às suas medidas de segurança e de higiene.
  • Observe o tatuador abrir todas as agulhas antes de começar a trabalhar.
  • Pergunte se o pessoal que trabalha no estúdio pertence a alguma associação profissional. Isso não é uma exigência, mas tatuadores que pertencem às associações têm informações atualizadas sobre tendências, inovações e questões de segurança.  
  •  
 Se eu me arrepender, posso remover a tatuagem?

Tatuagens lindas, dark, emgraçasdas, sem noção, grandes ou pequenas são um toque de personalidade que  vão fazer parte do seu corpo para sempre ou ate que você se arrependa e resouva remover.
Remover uma tatuagem não é tão simples. O procedimento para tirar definitivamente o desenho é a laser e feito por médicos. “O melhor laser é o de rubi. O número de sessões para apagar uma tatuagem depende do tamanho dela e da cor. As escuras, de cor preta, são as mais fáceis de se remover.
Porém, todo cuidado é pouco. Se o processo não for feito com a técnica adequada, a pele pode ficar com mancha e cicatriz.
 A pele nunca fica a mesma quando um desenho é retirado, Porem quem se arrependeu tambem pode fazer um desenho por cima da tattoo atual.


Pode usar anestesia?
Tem dois tipos de anestesia a local com injeção que não é aconselhavel a ninguem  tomar ela pode causar varios problemas, e tem tambem a anestesia em forma de pomada que é mais usada nos estudios, ela geralmente não costuma causar nada mas tem varios tipos dessas pomadas que comprometem o resultado final da tattoo, então o melhor é ter cuidado com elas, fazer com um bom tatuador que te explique tudinho!

Onde conseguir informaçoes sobre tatuadores e estudios?
Na minha busca por informação sobre tatuagens eu achei o site do
SINDICATO DOS ESTÚDIOS DE TATUAGEM E BODY PIERCING que me deixou mais segura com relação a fazer uma tatuagem.


Tem que ter 18 anos pra fazer?
A lei que proíbe essa prática em menores é muito vaga. Enquanto de um lado diz ser permitido tatuagens entre 16 e 18 anos – não menciona nada sobre infantes talvez por concluírem ser desnecessário – desde que autorizado pelos pais, de outro lado algumas leis estaduais determinam a proibição total para menores de 18, independente da autorização do responsável.
Mas havendo disposição legal ou não, tal ato infringe o ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE em seu Art. 17:
O direito ao respeito consiste na inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral da criança e do adolescente, abrangendo a preservação da imagem, da identidade, da autonomia, dos valores, idéias e crenças, dos espaços e objetos pessoais.
Portanto se houver denúncia, os responsáveis responderão pelo crime de lesão corporal previsto no Art. 129 do Código Penal.
Ah...Que babaquice de não poder fazer tatto antes dos 18 anos...
Enquanto o corpo da gente ainda pode crescer, mesmo que seja só um milímetro, sua pele vai junto. Aí a tatuagem que era legal vai ficando toda distorcida. Todos os tatuadores sabem disso, então se ele diz que faz, o negócio dele é só faturar em cima de você.
Se você acha que não vai crescer mais, então também tá perto dos 18. Por que pressa? Vai pesquisando desenhos, conversando com quem fez tattoo que você gostou, juntando grana...
Fazendo os benditos 18, vai ter certeza do que quer, com quem, onde, qual, tudo isso que você tá em dúvida agora.





Nenhum comentário: